terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO SEGURAR O VIOLÃO

Para facilitar a vida de todo mundo, da mesma forma que se padronizou a mão direita em P-I-M-A (Polegar, Indicador, Médio e Anelar), numerou-se os dedos da mão esquerda em 1, 2, 3 e 4 (1 Indicador, 2 Médio, 3 Anelar e 4 Minguinho). Assim quando falamos de um determinado dedo não há como não saber em que mão ele se encontra. Acostume-se com este esquema, pois, ele vai nos perseguir pelo resto das nossas vidas.

Encontrei dois desenhos esquemáticos a seguir, em um site de nome The Sakari Trilogy System. Não consegui entender a metodologia envolta neste site, pois praticamente tem que pagar para ver qualquer coisa. O interessante aqui ao lado, é que é um ângulo o qual é impossível de estarmos observando. Com um corte transversal do braço de um instrumento, mostra uma posição da mão mais do que "preparada" para executar qualquer tipo de movimento. Exemplo típico que sempre observamos é quando alguém está com o polegar saindo por cima da escala e precisa fazer uma pestana no acorde seguinte ao que está tocando. O que vemos é o completo desequilíbrio desde o ombro e cotovelo que precisam ser corrigidos antes mesmo da mão poder esticar o indicador para fechar a pestana tanto quanto baixar o polegar para fazer a pressão necessária para soar corretamente o acorde. O compositor não pensa neste tipo de situação, ou seja, tem que haver uma pausa entre cada acorde para o instrumentista se equilibrar. Outra importante informação deste desenho é o fato de que devemos sempre tocar com a ponto do dedo. 



Vejamos este desenho esquemático aqui a esquerda. Este é passível de estarmos observando no nosso dia a dia. Duas coisas são importantes ao observarmos, a primeira é que o polegar esquerdo está praticamente abaixo da linha central posterior do braço do instrumento e a outra é que o polegar para equilibrar melhor os dedos ele está no meio do espaço entre os dedos dois e três. Ao meu entender é próximo da perfeição. Entenda o seguinte, trabalhamos com tensão e relaxamento de ambas as mãos e o ideal é que estejamos mais tempo relaxados do que tensionados. Já tentei explicar para algumas pessoas o que é o esforço muscular de quem toca um instrumento. Os meus exemplos foram o do Maratonista que tem que correr praticamente uma maratona todo dia e um Corredor de 100 metros rasos. Ou seja, devemos manter a velocidade de um velocista no tempo de um maratonista. Difícil de entender ?

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